terça-feira, 12 de agosto de 2008

Novas tecnologias surgem avassaladoras a cada dia... Não há como permanecer alheio as mudanças, pois elas estão acontecendo num ritmo frenético. Envolvem nossa vida de tal maneira, sem pedir licença, que não nos deixam alternativas: é preciso atualizar-se!
Enquanto avanços tecnológicos invadem o cotidiano de cada um, a inércia impera quando se trata da educação no país. Monótona, ela continua, muito semelhante ao que era no século passado. Pouco mudou, ainda que alguns equipamentos modernos estejam presentes na escola.
Diante de uma geração acostumada e fascinada pelas novas tecnologias, torna-se necessário romper com o modelo tradicional de sala de aula, onde a rotina e a falta de motivação comprometem o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, uma mudança significativa aconteceria na medida em que o conviver virtual passasse a fazer parte da vida dos professores e aluno.
Diante das evidências que confirmam o fracasso da educação no modelo tradicional, é preciso repensar os currículos e as normas vigentes, implementando mudanças verdadeiras e criteriosas. Aos professores, cabe o desafio de atualizar-se. Às autoridades competentes, a vontade política de fazer investimentos sérios e consistentes na educação.
Como salientou Moran, "é hora de mudar de verdade e vale a pena fazê-lo logo."

Nenhum comentário: